quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Evite que o seu humor abale a dieta

Às vezes as emoções pedem sabores e texturas bem específicas

Qualquer tipo de alteração na rotina pode fazer o humor oscilar: seja por conta do trânsito, do despertador não tocou, da mancha de café que apareceu na camisa branca e outra lista de incomodações . E é só mudar seu estado de espírito que logo surge aquela vontade incontrolável, e aparentemente sem motivos, de comer doces, comidas incrementadas e até de passar o dia inteiro beliscando. Uma vontade, aparentemente, sem motivos. "A busca por determinado alimento tira a atenção que seria concentrada na emoção", diz a nutricionista e especialista do MinhaVida, Daniela Hueb. A seguir, a especialista relaciona algumas das emoções que resultam em comer compulsivamente.

Fim à tristeza
Quando a felicidade sai de cena, a procura por petiscos provoca a ilusão momentânea de que o sentimento não está ali. "Passar o dia beliscando é uma tentativa de direcionar a atenção a algo que não seja a emoção do momento", explica a nutricionista.

Chega pra lá na ansiedade
Antes de uma entrevista de emprego ou daquele passeio que está sendo programado a dias, a ansiedade bate à porta e a busca por chocolates e doces suculentos, em geral, cresce. "Eles são fáceis de ingerir e causam tranquilidade momentânea", explica Daniela Hueb.

Passa fora no desânimo
Problemas na empresa, brigas com o namorado (a) e algumas discussões com a família podem fazer o desânimo aparecer. Alimentos coloridos parecem deixar o dia mais alegre quando ele parece estar sem sentido algum. "Essa emoção faz a pessoa buscar, por exemplo, sanduíches grandes e sorvetes com diversas coberturas", explica a nutricionista.

Pontapé no nervosismo
Segundo a nutricionista, se o nervosismo dá as caras, a vontade de comer alimentos crocantes cresce. "Esse tipo de alimento precisa ser mastigado com maior força, tornando-se mais atraente quando a pessoa está nervosa", completa a especialista.

Para não cair na tentação
É uma tarefa difícil seguir o regime quando a alimentação serve de válvula de escape para o descontrole dos sentimentos. Segundo a nutricionista, organizar o dia a dia é fundamental para não cair na cilada. "Observar o que está causando a alteração de humor e mudar os hábitos lentamente vai ajudar a não ceder às emoções", completa Daniela Hueb.

A seguir, a nutricionista dá algumas dicas para que o humor não sabote a balança:

- Faça da alimentação uma rotina: coma sempre no mesmo horário; caso sinta fome , mesmo tendo se alimentado há poucas horas, espere um pouco e tome um copo cheio de água gelada
- Crie um diário alimentar: anote nele tudo o que for consumido, a quantidade e o que sentiu em cada momento
- Planeje lazer para si mesmo: tenha eventos agradáveis
- Cuidado com o que guarda na despensa: chocolates e doces podem ser uma tentação quando o humor oscilar e a vontade súbita aparecer.
"Tenha em mãos doces ou sorvetes em versões light, mas, mesmo assim, não é para abusar", alerta a nutricionista.
- Pratique esportes: a atividade física, ao menos duas vezes por semana, provocará uma sensação de descanso. Se não tiver tempo, separe-a para os finais de semana
barrinhagarf Pictures, Images and Photos

2 comentários:

  1. Oi Ju, adorei esse seu post de hoje, vou decorar, rs..Então to com medo de me pesar sabe, eu fico mal depois se vejo que engordei, me bate uma tristeza é estranho né? daí só fico pensando q estou fazendo algo errado, mas prometo que vou me pesar pois já fazem quase duas semanas que me pesei, posto no blog, bjusss

    ResponderExcluir
  2. Olá...obrigada pela visita! Muito legal seu blog, tem umas dicas bacanas! Parabéns pelo resultado obtido...continue firme e forte!

    Um super abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Beijinhos