quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Refrigeirante Zero: Herói ou Vilão??

Bebidas light e diet costumavam não deixar os consumidores com dor na consciência. Mas, a descoberta da presença de ciclamato de sódio, utilizada para adoçar as bebidas, está tirando o sono de muita gente.
No Brasil, Canadá e alguns países da Europa, é permitida a ingestão da substância. No entanto, nos Estados Unidos – pátria do refrigerante mais famoso do mundo, a Coca-Cola - é proibida.

Há duas semanas, o presidente venezuelano Hugo Chávez proibiu a venda da Coca-Cola Zero no país, alegando supostos riscos à saúde que a bebida representaria. O perigo da ingestão de ciclamato de sódio ainda não é definido. A Food and Drug Administration (FDA), órgão de controle de drogas e alimentos nos EUA, proíbe o produto há 40 anos, baseado em pesquisas que apontavam que a substância seria cancerígena. Enquanto isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS), através de um comitê de especialistas em aditivos alimentares (JECFA), considera que o produto pode ser consumido, mas estabelece quantidades máximas de ingestão diária.
“Não existe estudo científico recente afirmando se o ciclamato de sódio faz bem ou mal – diz a bióloga Fernanda Ribeiro da Pro Teste, vinculada à Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Segundo a bióloga, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se baseia nas recomendações da Organização Mundial de Saúde e, portanto, libera o consumo do adoçante.

Mesmo assim, a Pro Teste, embora não exija a retirada do produto do país, faz algumas recomendações. Uma delas é que estes produtos, refrigerantes com zero calorias, sejam consumidos apenas por pessoas que tenham restrições médicas para o consumo de açúcar, como diabéticos e obesos. Já em relação ao consumo de refrigerantes com ciclamatos feito por crianças, a Pro Teste tem uma posição bem firme: não tomar de jeito nenhum.

Fonte: Jornal do Brasil
Equipe Malagueta

Na minha opinião é melhor não tomar!!!

Juliana

2 comentários:

  1. Olá... que bom que vc está nessa de RA tb, e vc vai ver que pode não ser fácil mas vc conseguir!
    Quanto aos refrigerantes acho melhor baní-los mesmo, e só liberar o consumo nos fds e ainda assim com moderação.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi flor... eu não tomo refrigerantes desde 21/06 e pra mim não está fazendo a menor falta!... "Graças a Deus!!!" rsrsrsr

    Faça o mesmo... tenta ficar sem beber refri, mas se não aguentar, libere nos finais de semana como disse a Ju!!!

    Beijos... te cuida menina!!!

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Beijinhos