quarta-feira, 19 de agosto de 2009

CONHEÇA OS MITOS E AS VERDADES DAS DIETAS

Dizemos que no Brasil todos somos um pouco médicos e técnicos de futebol. Eu ainda incluiria nutricionista porque a quantidade de dicas, recomendações e grandes equívocos que se ouve é muito grande. Vou relatar aqui alguns mitos mais comuns. Como eles são muitos, vou tentar futuramente aumentar a lista.

Laranja na feijoada ou após a refeição é bom para quebrar a gordura e não engordar?
Esse é de longe o melhor dos mitos! A laranja não vai ajudá-lo com a feijoada. Esqueça isso e coma menos feijoada porque a acidez da laranja, ou de qualquer outra fruta cítrica, não acaba nem destrói a gordura. A gordura e as calorias ingeridas serão todas suas, com ou sem laranja de sobremesa.

Água gelada emagrece?
Não queira nem tente fazer seu corpo perder energia bebendo água gelada para queimar mais gordura reaquecendo o organismo todo. O gasto com isso é desprezível mesmo em enormes quantidades.

Azeitona engorda?
Qualquer alimento em excesso engorda. Certa vez fui questionado sobre a quantidade de calorias da azeitona. Ninguém engorda porque come azeitonas, engorda porque come a pizza que vem com ela, ou engorda porque come toda a salada de maionese com azeitona. Esses, sim, são alimentos de grande densidade energética.

Comer à noite ou comer carboidrato à noite engorda?
Uma pesquisa sueca ganhou espaço na imprensa um tempo atrás porque haveria provado que comer carboidrato pela noite engordava. Para isso eles testaram suecas e as que estavam acima do peso tinham esse hábito. A pesquisa depois perdeu qualquer validade porque ao se analisar atentamente os dados nota-se que as suecas gordinhas comiam mais não somente à noite, mas também pela manhã, no lanche, no almoço, no lanche da tarde, no jantar, nos sábados, domingos, feriados, dias pagãos e dias úteis. Insisto, o horário não é decisivo no processo de ganho de peso.

Exercício em jejum queima mais gordura?
Meia-verdade. O exercício pela manhã feito em jejum, como algumas pesquisas indicam, parece realmente queimar levemente mais gordura do que quando feito após o café da manhã. Porém, o custo fisiológico ao organismo e a perda de qualidade no treinamento são tão grandes que esse artifício não se compensa.

Banana evita cãibra porque tem potássio?
Não sei se tem gente que ainda acredita nisso. Pois então vou dar outra recomendação aos que acreditam: limão tem muito mais potássio, você vai tentar chupá-lo para evitar cãibra? Não precisa! O potássio não é decisivo no aparecimento das cãibras.

Dieta da lua ou do tipo sanguíneo funcionam?
Essas dietas são boas apenas para os autores dos livros. Elas carecem de qualquer base científica ou pesquisa. Prefira o tradicional e comprovado.

Barra de cereais supre a ingestão de fibra diária?
A praticidade desse alimento trouxe a inconveniência do nome e da fama. Essas barras NÃO são grande fonte de fibras. Você vai ter que consumir mais fibra ao longo do dia se quiser ter uma dieta equilibrada. Cada barrinha contém cerca de 1g de fibra e o recomendável é cerca de 30g/dia.

Shake dietético supre as necessidades diárias de vitaminas e minerais?
Tentar sobreviver um dia apenas com um shake para dieta é expor o organismo a um estresse muito grande por não fornecer uma dieta equilibrada e energia suficiente para 24h. Não seja tão radical no regime para perder peso. “Devagar e sempre” provou-se um ganho mais duradouro.

Beber durante a refeição engorda?
Não é o ato de beber durante as refeições que engorda. Se você beber alguma bebida moderadamente, não há problema. Água durante as refeições NÃO engorda de jeito algum! Um grande excesso de bebidas pode ajudar a dilatar o estômago causando maior sensação de fome com o passar do tempo, mas não é a hora em que se toma e, sim, o que tomamos e em qual quantidade.

Era isso! Antes de adotar algum comportamento sem muita explicação, tente se inteirar de sua validade!

Por Prof. Danilo Balu

2 comentários:

  1. Oi Ju... Eu frequento a sede que fica na Vila Mariana... Mais existe diversos grupos em vários bairros... Para vc saber se tem algum grupo pertinho de vc entre em www.metareal.com.br ou visite o site da minha orientadora Roseli Masi www.roselimasi.com.br...
    Beijos espero ter ajudado...

    ResponderExcluir
  2. Oiie Ju!!Estava lendo teu blog e vi o cardapio q vc postou,achei q vc ta comendo pouca fruta.Vc gosta de chá?Vc bebe bastante agua?

    ResponderExcluir

Obrigada pelo comentário.
Beijinhos